home Fóruns Ressurreição x Reencarnação

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 80 do total)
  • Autor
    Número de postagens: 427

Realmente a teoria da reencarnação é só teoria e uma teoria imbecil, feita para os idiotizados pelas religiões.

Classifica-la como fantasia espiritual é o mínimo após ter lido mais de vinte mil livros. Lógico, para você que só leu a Bíblia e apenas do modo ordenado pelo pastor, deve achar que estou exagerando. Na realidade não estou exagerando, estou falando apenas dos livros envolvendo todos os conhecimentos, não contando os livros técnicos e romances, além de revistas em três linguas.
    Número de postagens: 324

Vamos discordar pela primeira vez, amigo Rodes, não por eu acreditar e “seguir” o espiritismo, mas por ter lido algumas levas de livros espíritas e não espíritas. Li, recentemente, alguns estudos de uns médicos estadunienses (Não é o Brian Weiss – nada contra o cara) e outros de colegas daquele pesuisador (só na profissão) russo que tentam dar uma explicação científica nas experiências pós morte (EPM) e nas supostas regressões à vidas passadas. Não quero convencê-lo de nada, fique tranquilo. Quero, apenas, expor cautelosa e humildimente situações ou exposições que poderiam ser tratadas como possíveis. Acredto até que você já tenha lido algumas centenas desses livros ou revistas. Bem, eu tenho uma vertente de pensamento, mas estou sempre aberto ao debate, sem paixões. Na verdade, você discorda de forma extremamente civilizada! Isso é bastante agradável. Abraço.

PS: vou procurar aqui em meus alfarrábios o nome do fidalgo estaduniense e passarei aqui, ok?

Número de postagens: 667

Acredito que não exista propriamente “reencarnação” nesse sentido da palavra, ao meu ver, o Universo não disperdiça nada, assim como uma energia se transforma em outra, o entendimento de “reencarnação” se torna confuso porque fomos criados para crêr que somos o topo da cadeia alimentar, e que com o fim de nosso ciclo voltaremos de novo de onde paramos ( fisicamente falando ), a  crença na  “reencarnação” se torna útil para as religiões pois aplica o conceito de retribuição e castigo, muito conveniênte quando não se quer dar maiores explicações que certamente entrariam em uma area que iria demolir todas as estruturas religiosas, seus dogmas e sua manipulação.

Número de postagens: 18515
    Realmente a teoria da reencarnação é só teoria e uma teoria imbecil, feita para os idiotizados pelas religiões.

Classifica-la como fantasia espiritual é o mínimo após ter lido mais de vinte mil livros. Lógico, para você que só leu a Bíblia e apenas do modo ordenado pelo pastor, deve achar que estou exagerando. Na realidade não estou exagerando, estou falando apenas dos livros envolvendo todos os conhecimentos, não contando os livros técnicos e romances, além de revistas em três linguas.

A sua correlação entre reencarnação, bíblia e pastor é medonha. Você tem realmente algum conhecimento sobre o assunto abordado no tópico ou está apenas agindo como um “troll” atirando ofensas no ar esperando inflamar alguma discussão.

Acredito que não exista propriamente “reencarnação” nesse sentido da palavra, ao meu ver, o Universo não disperdiça nada, assim como uma energia se transforma em outra, o entendimento de “reencarnação” se torna confuso porque fomos criados para crêr que somos o topo da cadeia alimentar, e que com o fim de nosso ciclo voltaremos de novo de onde paramos ( fisicamente falando ), a  crença na  “reencarnação” se torna útil para as religiões pois aplica o conceito de retribuição e castigo, muito conveniênte quando não se quer dar maiores explicações que certamente entrariam em uma area que iria demolir todas as estruturas religiosas, seus dogmas e sua manipulação. 

A crença na reencarnação está longe de ser útil para as religiões afora. Muito pelo contrário, a ICAR e seus derivados vem combatendo a reencarnação desde por volta dos anos 400 d.C (pesquise sobre o padre Orígenes e o genocídio ordenado por Teodora). 
    Número de postagens: 667

Continuo achando que a reencarnação é uma forma enganosa de ver o ciclo humano, Orígenes foi o primeiro padre e expressar esses conceitos ainda na igreja antiga e logo chamando de herético, mas nunca foi formalmente condenado por suas idéias, pouco tempo depois veriamos suas idéas serem usadas por doutrinas sub-cristãs como o espiritismo e outras, hoje a própria igreja o “reconhece” como sendo determinante para a “consolidação” do cristianismo, por essas e outras que as crenças judaico-cristãs são incoerente, vazias e sem nenhum teor filosófico  realmente eficaz. Desculpe se ofendo suas crenças, não é essa minha intenção, apenas exponho meu modo de ver as coisas e é assim que vejo.

As crenças judaico-cristãs alcançaram esse grau de incoerência, devido a tentativa frustrada de incorporar tudo aquilo que lhes interessava das outras crenças e apagar dos registros (por meio da força bruta) todo o resto que não favorecia os seus interesses.
    A reencarnação foi um desses conhecimentos que não fazia parte dos interesses da elite dominante. Afinal, é muito mais fácil controlar uma grande população intelectualmente desprovida promovendo o medo da vida eterna no inferno, ao invés de propagar uma teoria que promove a igualdade entre todos e que, com certeza, derrubaria os mitos de céu-inferno.
    Antes de voltar à tona publicamente com Allan Kardec e a sua doutrina espírita, a Reencarnação no mundo ocidental foi transmitida através do tempo pelas ordens secretas. No Oriente, ela já é conhecida e propagada desde tempos remotos (pesquise sobre os Vedas).
    Não me sinto ofendido de forma alguma com seus comentários, é sempre bom debater com pessoas que sabem conversar civilizadamente. :)

Ola gente

Desculpem meu arroubo anterior, porém, agora estou vendo que todos querem discutir de forma interessante sobre o assunto e não apenas fazer pregações.
    Vamos começar com o início do que levou à teoria da reencarnação. Há milhares de anos havia o conhecimento de que no universo não existe a perda de energia, e que a energia que move um corpo, quando este completa seu ciclo, retorna à grande massa de energia cósmica e será novamente utilizada em nova vida, porém, totalmente impessoal. Daí surgiu inicialmente a metempsicose ou metacomorfose, podendo essa energia, já denominada de alma(erroneamente) encarnar em outro ser humano ou qualquer outro ser vivo. Quase todas religiões hindus aceitam tal forma.
    Com o advento das religiões de revelação posteriores ao judaismo, embora textualmente digam não à essa teoria, a possuem implicitamente, levando a crer que um mesmo personagem poderá ter revivido em fase posterior à sua morte, ou então é aguardado em retorno.
    Hippolyte Leon Denizard Rivail, o conhecido Allan Kardec, na segunda metade do século XIX, alegando que seria a reencarnação de um druida celta, adotou esse nome e codificou o que chamou de Doutrina Espírita.
    Tudo passou por um erro de entendimento dos ensinamentos celtas sobre a transmigração da energia.
    A partir daí surgiram centenas de escritos e novos campeões da literatura especializada, porém,nada que possa ser levado seriamente.
    Com relação à terapia ou estudo das vidas passadas, surgiu de novo erro. Na realidade todos nós temos uma lembrança genética de nossos ancestrais e em circunstâncias especiais tal lembrança pode vir à tona. Todos nós trazemos em nosso acervo genético toda a história da linhagem de nossas mães até o momento de nosso nascimento e de nossos pais até o momento da concepção. O interessante nesse caso é que lembramos da vida desses nossos ancestrais como forma direta e da sua morte como forma indireta, isto é a vida parece ter sido vivida e a morte parece ter sido narrada e a explicação está no conceito anterior.
    Bom, queiram ou não queiram os senhores, infelizmente ninguém renascerá. Na realidade seus filhos são a sua reencarnação, mesmo tendo nascido enquanto os senhores ainda estão vivos.

Sem problema Rodes, eu sei como às vezes pode ser frustante conversar sobre assuntos desse tipo na internet 

A metempsicose era a crença egípcia de que o espírito humano é imortal e pode reencarnar, sucessivamente, em humanos, animais ou vegetais. Hoje sabemos que o processo de reencarnação ocorre apenas em corpos humanos, afinal não pode ser parte da justiça Divina retroceder a um estado evolutivo anterior.

Fiz um estudo recentemente sobre os primeiros filósofos do Ocidente. Comecei com Tales de Mileto em 624 a.C. e me estendi por mais 14 sábios seguindo a linha do tempo: Anaximandro, Ferecídes, Anaxímenes, Pitágoras, Xenófanes, Heráclito, Parmênides, Alcmeão, Esquilo, Píndaro, Anaxágoras, Empédocles e Heródoto. Consegui produzir um conteúdo superior a 90 páginas no Word.
    Descobri que a grande maioria desses filósofos passaram uma boa parte das suas vidas no Egito estudando os segredos das ciências egípcias (o Egito estava no auge da Geometria, Matemática, Geografia, Astrologia) e a grande maioria passou por rituais de iniciação, os famosos Mistérios. Só após muitos anos eles retornavam a Grécia para fazer suas pregações ou palestras, como preferirem. 
    Foram esses caras que introduziram o conceito de princípio único criador de todas as coisas na sociedade, derrubando a visão politeísta, e além disso, boa parte deles acreditavam e propagavam à imortalidade da alma e a reencarnação.
    Existem relatos de tribos espalhados por todo o globo durante épocas bem distintas que acreditavam na reencarnação ou em uma teoria semelhante. É natural que um conhecimento que vem sendo transmitido a tanto tempo seja entendido de formas diferentes por culturas variadas e que por isso tudo aparenta ser tão confuso.
    Mas uma coisa é fato, a Reencarnação é a mais justa das ferramentas criadas por Deus e cabe a nós procurar entendê-la adequadamente.

Caro amigo

O problema é que não existe a reencarnação como é entendida pelos religiosos. As religiões se concentram no sentido da recompensa em caso de se seguir o caminho do bem ou do mal, caso tenha seguido o caminho do mal retornara em sucessivas vidas até conseguir evoluir. Esse é o principio infantil da recompensa e castigo.
    Agora voce falou dos filosofos que introduziram o conceito do principio unico criador, ocorre que todos os politeistas, com exceção dos mais selvagens, acreditavam em um unico principio criador e os diversos deuses seriam as inumeras facetas e manifestações desse principio, dessa força geradora.
    Os povos mais atrasados espiritualmente da humanidade passaram a adorar um principio unico e manifestado em apenas uma de suas facetas, e na maioria dos casos, como os judeus, passaram adorar o lado negro, a faceta cruel e sanguinária do deus dos exercitos, demonizando o lado da luz. Outros povos fizeram a mesma coisa e falei dos judeus por nos interessar, já que é de sua criação o cristianismo e o islamismo.
    Outra coisa, todos os povos primitivos espiritualmente adoram a seu deus ou deuses, somente os elevados espiritualmente entendem que não se deve adorar à energia criadora e sim vibrar em unissono com ela, e para tanto não é necessário nenhuma religião organizada.

Concordo plenamente com o que você disse no último parágrafo. O mundo seria muito melhor sem religião alguma.

Porém, a reencarnação não está ligada a nenhuma religião e o processo está longe de ser tão simplório como você retratou no primeiro parágrafo. 

Iremos retornar a Terra até que nosso espírito possa aprender todo o conhecimento possível que esse planeta tem a oferecer. A reencarnação é a ferramenta que torna esse processo de evolução possível.
    Número de postagens: 25

Amigo anonimo

Estou acompanhando a discussão de vocês e tenho a dizer o seguinte. 
    Entendi o que o Rodes esteve a dizer e por incrivel que pareça, vou contraditar a sua afirmação de que o processo está longe de ser simplório, creio que voce quis dizer simples, no entanto tudo no universo é simples, pode ser grandioso mas é simples. A evolução ou involução, dependendo do caso, é feita geração a geração.
    Como Rodes disse e com muita lógica, nossos filhos são a nossa reencarnação, podem evoluir ou involuir. Se houver a evolução continua sua descendencia será imortal, se involuir deverão desaparecer e esvairão na cloaca universal.
    O problema é que o ser humano é tão vaidoso que não crê que possa ter sido criado como mais um na natureza.

Amigo Rodes, e se (eu disse “se”) o espiritismo não for uma religião? Tudo bem, mas teriauma parte religiosa contida logo no capítulo I do
    Livro dos Espíritos (Que é Deus). Uma religião possui sacerdotes, mitos, cultos,
    dogmas, enfim e o Espiritismo não tem nada disso. Contudo, como Virgilio definiu
    a religião (em latim: religio, onis) como sendo o estudo dos deuses e de suas
    obras, seu culto e rituais em sua homenagem, sem dúvida, temos a primeira parte
    desse conceito. O Espiritismo é uma doutrina, como define Kardec no seu livro “O
    Que é o Espiritismo”.

Não se ofenda de forma alguma, ok? Acho que você tem razão em algumas coisas porque eu estaria me baseando naquilo que fora “definido” por alguém, no caso, Kardec, mas é por isso que o debate está interessante.

Ola Fuderoso

Realmente o espiritismo tem um forte cunho religioso, tanto que uma das obras de Kardec é intitulada O Evangelho segundo o espiritismo.
    Pode-se determinar que o Kardec é um Gnóstico Cristão.
    Como doutrina o espiritismo é verdadeiramente infantilizado, exacerbando o medo ancestral do homem pela morte e levando-o a crer que na verdade tal morte não ocorre e sim terá uma sobrevida, sendo que os espiritos possuem uma vida além com todos os recursos que nos são conhecidos.
    Na realidade se analisarmos os escritos de Allan Kardec vemos apenas um mediocre professor primário passando aulas para seus alunos completamente inocentes e apavorados com a possibilidade de deixarem de existir.
    O escritor começa por uma mentira ou por um auto engano, ao se determinar como reencarnação de um druida com o nome de Allan Kardec, primeiro por Allan não ser um nome céltico, seja qual for a linha céltica e muito menos o nome Kardec, fugindo da terminação oc ou ix.
    Demonstra um total desconhecimento sobre o que os druidas celtas diziam sobre os espíritos. Prende-se mais à linha judaico cristã da compreensão espiritual.
    Os livros de Kardec demonstram um racismo inerente, tanto no livro A Genese como nos demais.
    Equivoca-se ao entender a elevação espiritual do ponto de vista totalmente educacional, técnico e material, dando a entender que um selvagem não possa ser elevado espiritualmente.
    Nos textos de Kardec se percebe o mesmo erro de entendimento sobre o eterno retorno da energia cósmica que move os corpos vivos e que nunca se perde, que deram origem à metempsicose e outras linhas de cunho espírita, e tiveram imensa aceitação por trazer conforto a todos que possuem o pavor pela morte.
    Outra coisa, o autor aproveitou-se de um momento de total confusão cultural que foi a segunda metade do século XIX para injetar seus ensinamentos onde mantem o principio da punição e recompensa, inerente aos ensinamentos judaico cristãos.
    Todos os mediuns espíritas incorrem no mesmo erro, quando recebem informações que julgam desconhecer, pois não sabem que todos os seres humanos trazem dentro de sí todo o conhecimento anterior da humanidade e que só pode ser acessado em circunstâncias especiais, e daí passam a afirmar que receberam tais informações de um espirito, por engano ou mentira, que tenha sido um dos luminares daquele ramo de conhecimento.
    Os espíritas agem da mesma forma que os indios em suas pajelanças ou entre os negros em seus cultos, incorporando pseudo espíritos, apenas usando a roupagem do homem civilizado. Em todos os casos, sejam entre os indios, entre os negros e entre os espiritas, o conhecimento que lhes chega está gravado no seu inconsciente, embora desconheçam tal fato, portanto julgam ser necessário afirmar que um espírito lhes trouxe tais conhecimentos.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 80 do total)
Responder a: Ressurreição x Reencarnação
Sua informação:

:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-)