home Fóruns Geral IBM cria chips que funcionam com o cérebro

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Número de postagens: 689

‘Um computador pode ser feito para pensar como um humano? Os princípios da computação cognitiva dizem que sim’, afirma a IBM em seu site sobre o projeto

NOVA YORK – A IBM anunciou nesta quinta-feira o desenvolvimento de um chip revolucionário que imita o funcionamento do cérebro humano e permite fabricar computadores capazes de aprender com a experiência do usuário.

Este novo tipo de computador consumirá menos energia e será mais compacto que os aparelhos atuais, assegurou a IBM.

“Os computadores ‘cognitivos’ fabricados com este chip serão programados da mesma maneira que os tradicionais. Estes equipamentos aprenderão com suas experiências, vão saber encontrar correlações, desenvolver hipóteses e lembrar resultados, imitando assim a plasticidade do cérebro humano”, explicou a companhia.

Dois protótipos de chip foram fabricados e passam atualmente por testes. Ambos foram gravados com uma linha muito fina de 45 nanômetros de silício em isolante (SOI), e possuem o equivalente a 256 “neurônios” (células nervosas).

A IBM está testando dois tipos de estruturas para estes chips: uma com 262.144 sinapses (áreas de interação entre células nervosas) programadas, e outra com 65.536 sinapses de aprendizagem.

O objetivo em longo prazo da IBM é fabricar um complexo de componentes com 10 milhões de “neurônios”, ainda muito atrás de cérebro humano que possui 100 bilhões. O desejo é criar 100 trilhões de sinapses em um espaço inferior a dois litros, tudo consumindo até um quilowatt de eletricidade, anunciou a IBM.

Um computador “cognitivo” será capaz, por exemplo, de lançar um alerta de tsunami, analisando informações de diferentes sensores marinhos e coletando dados sobre temperatura, pressão e altura das ondas. Também poderá ajudar os pequenos distribuidores a gerenciar seus estoques de produtos frescos graças ao sentido do “olfato”.

Para a segunda fase do projeto, chamado SyNAPSE, a IBM solicitou a ajuda de várias universidades, como a Columbia, Cornell, Califórnia e Wisconsin. O projeto receberá o financiamento de 21 milhões de dólares da DARPA, a agência que financia empreendimentos de alta tecnologia no campo da defesa.

http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/08/18/interna_tecnologia,245837/ibm-anuncia-chip-capaz-de-aprender-com-as-experiencias-humanas.shtml

Número de postagens: 689

Alguém assistiu ontem um especial no History Channel chamado PROFETAS DA MALDIÇÃO (em inglês PROPHETS OF DOOM)?

Tinha um cientista / físico / nerd / sei lá, acho que australiano (eu tava com muito sono, por isso não lembro direito) que falou justamente sobre o que irá acontecer com a AI!

Acho que o link pro programa é esse, mas não tá legendado! Se alguém achar, coloca aqui pliz!!
    :D

http://www.youtube.com/watch?v=nSpLUpiMkj0

Número de postagens: 126

já vi onde essa história vai dar…
    Número de postagens: 333

Hummmm! O que eu conhecia de Inteligência Artificial se tornou obsoleto com os computadores ‘cognitivos’ ,bem interessante!
    Ó a Skynet aí gente! :D

Número de postagens: 175

Acho que o link pro programa é esse, mas não tá legendado! Se alguém achar, coloca aqui pliz!!
    :D

http://www.youtube.com/watch?v=nSpLUpiMkj0

O youtube esta com um sistema muito massa pra legenda agora, acabei de descobrir. Quem quizer ver a legenda em portugues faz assim:

1) Enta no video pelo youtube(clica na direita em baixo YOUTUBE).
    2) Clica na imagem CC (somente se não estiver vermelho, fica no player do video).
    3) Deixa o mouse em cima do CC e seleciona TRANSCREVER O ÁUDIO, depois OK
    4) Deixa o mouse em cima do CC novamente e seleciona TRADUZIR LEGENDA, Seleciona PORTUGUES.

Claro que é um serviço beta do youtube, mas ele gera legenda em ingles do audio e traduz automaticamente para portugues, como se o video fosse legendado.

Espero que ajude =D.

Número de postagens: 62

Reply to @Azrael: boa dica!  ^:)^

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
Responder a: IBM cria chips que funcionam com o cérebro
Sua informação:

:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-)