home Fóruns Detectadas mudanças no núcleo terrestre afetando o campo magnético

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • AvatarLoki
    Número de postagens: 18515
    Cientistas franceses e alemães detectaram importantes mudanças no campo magnético da Terra, numa região que se extende desde o Atlântico até o Oceano Pacífico nas medições do último decênio, em estreita relação com a variação de gravidade nesta área.
    A equipe confirmou também pela primeira vez que os processos do núcleo externo da Terra afetam ao campo magnético terrestre e refletem, com flutuações na gravidade de nosso planeta, informa o Centro de Investigação Geológica da Alemanha en seu relatório de 23 de outubro, que a sua vez foi publicado na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
    Os fluxos de correntes de ferro carregados elétricamente, que se encontram no núcleo externo, se deslocam afetando o campo magnético terrestre.
    Dada a importância do campo magnético da Terra, que serve como um escudo importante na proteção das partículas de radiação cósmica, especialmente as procedentes do Sol, os cientistas acreditam agora que será muito importante estudar os processos que ocorrem no núcleo externo e analisar os fatores desde acessos independentes, como por exemplo, na medição dos deslocamentos da massa da Terra, além da gravidade.
    As provas de que existe uma estreita conexão das flutuações na gravidade da Terra e o campo magnético se detetaram nos registros das medições do campo magnético pelo satélite CHAMP GFZ.
    Além disso, foram realizadas medições “extremamente precisas do campo gravitacional da Terra”, com a missão GRACE, onde trabalhou o Centro Geológico da Alemanha (GFZ).
    “O principal problema foi a separação dos componentes individuais dos dados de gravidade do sinal total “, explicou o investigador Vincent Lesur do GFZ.
    “Um satélite só mede a gravidade total, que se compõe das frações de massa de corpo da Terra, a água e o gelo no solo e o ar”, pelo que tiveram que filtrar os dados, acrescenta Lesur.
    “Só necessitam do sinal do campo magnético total, que mede o satélite, a proporção da crosta magnética e então se filtram na ionosfera e a magnetosfera, com o fim de detectar as pequenas mudanças no núcleo externo “, explicou Vincent Lesur.
    Estas medições das missões por satélite CHAMP GFZ e GRACE conjuntas foram avaliadas pela primeira vez para este estudo.
    A equipe se centrou numa área entre o Atlântico e o Índico, onde se detectaram ríos de fluxos mais altos. Foram mudanças “extremamente rápidas”, ao qual eles chamaram ‘puxões magnéticos’ e que se observaram em 2007 na superficie da Terra.
    “Se trata de um indício de mudanças repentinas dos fluxos de comunicação no núcleo externo superior, e são importantes para a compreensão da magneto-hidrodinâmica no núcleo da Terra”, expressam os cientistas.
    Utilizando os dados do satélite mostraram pela primeira vez claros sinais do núcleo da Terra, que terão notáveis efeitos na criação dos modelos conceituais existentes.
    Até agora, a ciência supunha que as diferênças na densidade no ferro fundido do núcleo da Terra não eram o suficientemente grandes como para gerar um sinal mensurável no campo gravitacional da Terra.
    Com os fluxos de massa recém determinados nos resultados de núcleo superior exteriores o estudo da equipe do Centro Geológico da Alemanha está dando um novo enfoque da hidrodinâmica do núcleo da Terra.
    “As mudanças recentes do núcleo da Terra derivam das observações satelitais dos campos magnéticos e a gravidade”.
    No estudo participaram também os investigadores Mioara Mandea, Panet Isabelle, Lesur Vincent, Olivier de Viron, Michel Diament e Jean-Louis Le Mouel.
    Fonte:
    AvatarLoki
    Número de postagens: 18515

    tipo naquele filme 2012, que os “neutrinos” aquecem o núcleo interno da Terra, derretendo-o. Isso, por sua vez, desestabiliza as camadas mais exteriores (núcleo externo e manto), fazendo com que a crosta se dobre, erga e se desloque por milhares de quilômetros?

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
Responder a: Detectadas mudanças no núcleo terrestre afetando o campo magnético
Sua informação:




:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
:fuck: 
:confused: 
:dorgas: 
mais...